Foto: Rian Lacerda (Diário)
Começa oficialmente, na próxima segunda-feira (17), a quinta edição da campanha Gre-Nal pela Vida, promovida pelos Lions Clube Camobi, Centro, Dores, Itararé e Medianeira, em parceria com o Hemocentro Regional de Santa Maria. A iniciativa, que une torcedores de Grêmio e Inter em prol da solidariedade, segue até o dia 29 de novembro e tem como objetivo garantir 500 doações de sangue até lá.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a campanha, cada doador informa para qual time torce, e o placar simbólico do clássico gaúcho é atualizado diariamente. No encerramento, serão sorteadas camisetas oficiais do Grêmio e do Inter entre os participantes.
A campanha
A ação tem como meta estimular a doação de sangue em um período de estoques baixos. Segundo a assistente social do Hemocentro, Andressa Bacchin, a unidade iniciou a semana com os estoques em nível crítico, especialmente para os tipos O- e A -, enquanto os tipos O positivo e A positivo estão em alerta.
Ela explica que o Hemocentro trabalha com uma meta mensal entre 900 e 1 mil doações, número considerado ideal para garantir um estoque seguro e atender a cerca de 15 instituições da região. No entanto, essa marca ainda não tem sido alcançada.
— Estamos conseguido atender à demanda, mas sem atingir o ideal de segurança. Isso é importante para que, em casos de emergência, acidentes ou situações inesperadas, não falte sangue para quem precisa. Por isso, pedimos que quem está em boas condições de saúde venha doar e nos ajudar a manter o atendimento regular.
A campanha também é vista como uma forma leve e participativa de engajar a população. A representante do Lions Clube, Cláudia Nunes, explica que o caráter lúdico ajuda a aproximar o público da causa.
— É uma brincadeira saudável em prol da vida. Temos uma meta de mais de 500 doações e convidamos toda a comunidade, principalmente gremistas e colorados, a participar. É um Gre-Nal que todos vencem, e essa é a parte legal.
Durante o período da campanha, o Hemocentro funcionará das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, para facilitar o acesso dos doadores. Além dos Lions Clubes e do Hemocentro, a ação conta com o apoio dos consulados do Grêmio e do Inter em Santa Maria, que também devem mobilizar torcedores para participar.
Participe
Campanha Gre-Nal pela Vida
- Quando –17 a 29 de novembro, das 8h às 14h (sem fechar ao meio-dia)
- Onde – Hemocentro Regional de Santa Maria (Alameda Santiago do Chile, 35, Bairro Nossa Senhora das Dores)